Vamos falar sobre o SCRUM e como aplicar esta abordagem nas MPEs? :)

Quando falamos sobre as novas formas de gerir os projetos e equipes as metodologias ágeis dominam as conversas. Venha entender o por quê essas palavras são as buzzwords.

Neste artigo, vamos falar sobre um dos Frameworks mais comentados e mais utilizado pelas empresas do mundo (Annual State of Agile Report, 2019), o SCRUM.

Entenda mais sobre essa abordagem aqui na INOVAndo na Prática, da nossa parte prometemos explicar tudo que é realmente importante, de maneira bem leve.Você vai aprender como aplicar em seu negócio, seja ele um restaurante, um salão de beleza ou qualquer outro estabelecimento de pequeno porte.

Antes de começarmos propriamente no Scrum, vamos falar um pouco sobre o contexto de mundo em que estamos vivendo, o surgimento do ágil, então, focaremos no SCRUM com exemplo bem mão na massa, do jeito que a gente gosta. - Se quiser uma leitura rápida, é só clicar no tópico abaixo que mais te interessar, contudo te garanto que este artigo será o mais prático que você vai ler sobre SCRUM :)

  • O que é o Mundo VUCA?
  • Nasce o Ágil.
  • Luz na passarela para o SCRUM.
  • Nosso jeito NERD de ser!
  • INOVAndo na prática.
  • Nós podemos te ajudar!

O que é o Mundo VUCA?

Estamos vivendo em um mundo VUCA, um acrônimo das seguintes palavras em inglês: Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo).A origem deste termo foi criado em 1990, após a guerra fria. Ele representa as características do mundo em que estamos vivemos hoje, um mundo de mudanças rápidas e com diversas facetas. E o que esse tal mundo VUCA tem a nos dizer? Os dados e as informações estão cada vez mais aceleradas, sofremos cada vez mais pressão por inovação, a concorrência está mais acirrada, precisamos ter ideias e criar soluções que sejam mais ágeis.

Nasce o Ágil.

Nesse contexto nasceu as metodologias ágeis. Um modo de trabalho que se opunha aos modelos mais tradicionais. Um novo modo de desenvolver projetos, mais do que uma metodologia, é uma forma de pensar, focando mais no aspecto humano, na execução contínua de teste e a na colaboração do time.

As metodologias ágeis surgiram do desenvolvimento de softwares, mas logo passou a ser utilizado para o desenvolvimento de outros produtos e serviços. Algumas das abordagens mais conhecidas são: Scrum (iremos mais falar neste artigo), Crystal Clear, Extreme Programming (XP), Adaptive Software Development (ASD), Feature Driven Development (FDD) e Dynamic Systems Development Method (DSDM).

Agora que já entendemos o mundo que estamos vivendo e como surgiu o conceito do ágil, vamos para a melhor parte do artigo.

Luz na passarela para o SCRUM!

O nome Scrum foi utilizado pela primeira vez por Takeuchi e Nonaka em 1986 no artigo “The new product development game” publicado na Harvard Business Review, neste artigo os autores relatam que os projetos desenvolvidos por equipes pequenas e multidisciplinares produziam melhores resultados, e associaram essa nova forma de trabalho ao Scrum do Rugby (confesso que precisei assistir Rugby para entender melhor, mas vem comigo que te explico mais sobre o scrum do Rugby), o momento do scrum no Rugby é quando acontece o reposicionamento da bola no jogo.O time se une, como um grande bloco, com o mesmo objetivo, e é possível passar a bola pra frente e para trás, de forma bem dinâmica e ainda assim consistente..

scrum.gif

Ok! Agora vamos para melhor parte, como é que isso tudo funciona e o porquê mais de 71% das empresas do mundo estão utilizando essa abordagem.

O Scrum possui 3 princípios básicos:

  • Transparência;
  • Inspeção;
  • Adapatação;

Esses princípios precisam ser compreendidos por toda a equipe do projeto, todos sabem o que cada um está fazendo, trabalham de forma colaborativa, e se necessário, mudando a sua rota e adaptando o trabalho, assim como no posicionamento de bola no Rugby. scrum.png Figura 1 – Framework Scrum. Fonte: Scrum.org

A figura acima é uma das mais conhecidas e representativa do Scrum, nela temos todas as composições dele: os papéis, artefatos e cerimônias. Mas calma! respira fundo, que a gente vai te explicar cada partezinha dessa imagem para você :) O Scrum é composto por: cerimônias (reuniões), papéis e artefatos, além dessa composição o Scrum é realizado dentro de Sprints (ixi complicou né, calma que estamos descomplicando). Pense na Sprint como um período de tempo que você irá realizar o seu projeto, a Sprint pode acontecer entre 1 a 4 semanas (você quem escolhe a duração das sprints) ao final deste período de tempo ocorrerá sempre a entrega de uma parte do projeto, até que ocorra a entrega do projeto total. Essa abordagem permite que seja feita sempre alguma entrega de valor ao cliente, e por isso que a adaptação é um princípio, pois o cliente pode pedir por alterações durante o processo.

  • Analisando agora a composição do Scrum.Começando com os artefatos, temos 2 principais artefatos:
  • Product Backlog - Lista de atividades que precisa ser realizadas para entrega total do produto;
  • Sprint Backlog - Lista de atividades que precisa ser realizada para a entrega parcial do produto, ao final de cada sprint;

Já os Papéis se refere à equipe que compõe o projeto:

  • Product Owner (P.O.) - Dono do produto, seu papel é fazer o intercâmbio entre o cliente (quem precisa da solução) e o time, as pessoas que desenvolverão a solução. O P.O. precisa garantir que será entregue ao cliente o máximo de valor do produto;
  • Scrum Master - Mestre do Scrum, é a pessoa que irá conduzir o time da melhor maneira, tirando as barreiras que surgirem, garantindo que os princípios do Framework estejam sendo praticados por todos;
  • Time ou Equipe de desenvolvimento - São as pessoas que realmente irão construir cada pedacinho do projeto, é um time colaborativo, são eles auto gerenciados e sabem da sua capacidade para entregar o projeto;

E por fim, as 4 cerimônias ou reuniões, sã oelas:

  • Sprint Planning - Reunião de Planejamento do projeto, onde é analisada a Sprint Backlog, lista de atividades do que será feito no ciclo de tempo determinado. Todo o time irá analisar o que está sendo pedido pelo P.O., e verificar se o time tem a capacidade para realizar a entrega e o que dará para fazer no período estipulado da sprint;
  • Daily - Reuniões diárias de,no máximo, 15 minutos para verificar o que está sendo feito pelo time no dia-a-dia. Nessa reunião são feitas três perguntas: o que você fez ontem, o que irá fazer hoje e se existe alguma barreira que precisa que precise ser removida para realiza rseu trabalho.
  • Sprint Review - Reunião para rever a entrega do projeto da sprint, observando o que foi construído do Sprint Backlog, ou seja, é um momento para todo o time falar do que foi combinado a ser entregue o do que efetivamente foi feito;
  • Sprint Retrospective - Reunião com o objetivo de realizar uma retrospectiva do processo que do time durante o período da sprint, ou seja, será discutido o relacionamento, as atuações de cada integrante do time, o que deu certo durante a sprint e o que não deu. Nesse é o momento que o time irá refletir e sugerir as melhorias de processo e comportamento do próprio time para a próxima entrega.

Ao finalizar uma sprint, uma nova sprint será iniciada e dessa forma todo o produto seja entregue.Desta forma o projeto é entregue conforme as expectativas do cliente, sendo iterado ao longo de todo o processo.

Nosso jeito NERD de ser!

Aqui na INOVAndo temos duas fãs de Harry Potter, sonho até hoje com minha cartinha de Hogwarts. E queremos pedir licença à J.K. Rowling para fazer uma analogia com o universo do Harry Potter e o Scrum, esperamos que nessa altura do campeonato você tenha assistido os filmes, ou lido os livros. Iremos simplificar para vocês os papéis dentro do SCRUM.

Estrelando como Product Owner - Harry Potter, o Harry é o personagem principal (jura?), ele possui alguns poderes, além da magia, ele possui um conexão direta com os pensamentos do Voldemort , de forma a entender os próximos passos daquele que não devemos nomear, assim ele evita que o pior aconteça (nosso herói <3).

harry.gif

Como Scrum Master temos o Dumbledore, ele que irá orientar (na maioria da vezes hehe) e conduzir todos para que o Voldemort não acabe com o mundo (OMG!). Ele inspeciona e ajuda o time a mudar a rota quando necessário.

giphy (1).gif

A ordem da fênix é o nosso time desenvolvimento, colaborativo, com muita confiança um nos outros e trabalhando juntos, em um ambiente seguro, para garantir que o Harry consiga enfrentar o nosso vilão.

ordem da feniz.gif

Em uma próxima falaremos mais da Hermione <3

Uffa, falei demais né hehe. E sim, é possível aplicar o Scrum em sua micro e pequena empresa para entregar o máximo de valor ao seu cliente. Vamos olhar o exemplo a seguir:

INOVAndo na prática

Aqui na INOVAndo na prática, sabemos que a teoria é legal e necessária para entendermos o contexto, né?! Mas o que nos move é aplicar NA PRÁTICA, vamos lá? :D

Vamos considerar como um exemplo um restaurante, pode ser aquele do seu bairro: A sprint aqui será de 1 hora (lembre-se sprint é um ciclo de tempo), nesse caso esse tempo será da retirada do pedido até a entrega para o cliente.

Quem anota o pedido do cliente e leva para a equipe de desenvolvimento? Sim, o Garçom, ele é o P.O (Product Owner) em seu restaurante.Ele irá anotar o pedido do cliente (sprint planning). É seu papel também explicar ao cliente as informações necessárias sobre aquele pedido, se o molho é ou não apimentado, por exemplo. Se o cliente desejar que o molho seja mais, ou menos apimentado, é função do garçom repassar essa informação com clareza ao Chefe de Cozinha e aos Cozinheiros. Para que não gere uma expectativa não alcançada.

Quem é a pessoa que irá conduzir o time para que a entrega seja feita da melhor forma? O Chef de cozinha.Nesta situação o Chef de Cozinha é o Scrum Master.Seu papel é apoiar a equipe em suas necessidades, sendo um facilitador, ele junto com os cozinheiros devem receber a Sprint Backlog do P.O/Garçom com todas as informações necessárias, para que o pedido do cliente seja entregue da melhor forma.

E a equipe da cozinha será o time desenvolvedor do produto (nhami, bateu até uma fominha). O time, como dito anteriormente, é auto gerenciado, junto com o Chefe de Cozinha o time mensura o que é possível entregar, os ingredientes que tem na cozinha e em quanto tempo conseguem preparar o pedido.

Vamos analisar as cerimônias/reuniões que acontecem dentro de um restaurante. A cerimônia mais tradicional do Scrum é a Daily, pois é com ela que o time reporta diariamente o que foi feito, o que será feito e se tem algum impeditivo. Dentro da cozinha, a daily acontece a todo momento, Chefe de Cozinha sempre pergunta aos Cozinheiros como estão as entregas, para que seja sempre reportado ao Garçom. Outra cerimônia importante é a Sprint Review (Revisão), nesta cerimônia reunimos todos os envolvidos para analisar se o que foi pedido, foi efetivamente entregue, de acordo com o combinado na sprint planning. Dentro de um restaurante isso acontece a cada mesa entregue, indicando o sucesso, ou se algum problema foi encontrado. Pode ocorrer também ao final da refeição, quando o cliente elogia ou critica, dando suas sugestões de possíveis melhorias. Após as opniões, é feita a análise, verificando quais serão os pontos a serem melhorados para a próxima sprint/refeição.

Ao final do expediente, toda a equipe se junta para realizar a Retrospectiva , neste momento todos devem opinar, o que devem continuar fazendo ou parar de fazer, sugerir melhorias para o próximo expediente.

Agora deu para perceber o motivo desse framework ter feito tanto sucesso, não é mesmo, vimos que a aplicação dessa abordagem começou com o desenvolvimento de softwares, mas que também é possível aplicar dentro de qualquer tipo de negócio. Lembrando que você pode adaptar o Scrum para dentro do seu contexto da forma que seja melhor, desde que você tenha em mente e siga os princípios da transparência, inspeção e adaptabilidade. Utilizando o SCRUM em seu restaurante, você terá um estabelecimento com entregas mais ágeis, será mais transparente com os pedidos e com o desenvolvimento de cada prato, e não haverá erros ou grande surpresas do cliente, pois todo o time estará mais colaborativo para a entrega final.

Viu?! Vendo assim, podemos aplicar uma metodologia ágil em seu negócio, facilitando a vida dos seus colaboradores e satisfazendo ainda mais o seu cliente.

Agora, toda vez que você for a um estabelecimento, pense como a metodologia ágil pode ser aplicada naquele ambiente.

Podemos te ajudar!

Converse com a gente, nosso propósito é facilitar as abordagens e ferramentas de inovação em seu negócio, tornando-o mais ágil, mais criativo e entregando mais valor o seu cliente, se tornando relevante é sua rotina. Afinal, cliente bem atendido sempre volta, né?!

Temos experiência com consultoria de inovação em micro e pequenas empresas nos mais diversos segmentos. Mande a sua mensagem para nós pelo e-mail contato@inovandonapratica.com.br, ou pelo nosso whatsapp 16 99637 2820. Vamos conversar? Vem ser ágil com a gente. ;)